-
Arquitetos: Edge Architects
- Área: 216 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yang Chen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no condado de Eryuan, no norte da Prefeitura Autônoma de Dali Bai. O local é um pátio térreo destinado à comunidade. As casas existentes são edifícios de estrutura de concreto com tijolos populares, sem outras condições favoráveis, exceto a altura dos pavimentos. Então a criação de um espaço interessante e perceptível se tornou o foco desse projeto.
Confronto. No sopé das montanhas a oeste do condado de Eryuan e não muito longe da cidade de Fengyu, existem aldeias tradicionais bem preservadas do grupo étnico Bai. A construção natural e a rica estrutura espacial são vivas e vibrantes.
Ao analisar o espaço do vilarejo, 13 sub-cabanas de caixas de madeira semelhantes, mas diferentes, evoluíram a partir do modelo básico de "casa". O espaço comunitário composto por 13 sub-cabanas de madeira foi inserido no espaço existente. O arranjo dos módulos de madeira foi torcido de ponta a ponta, e as sub-cabanas de madeira foram espalhadas ao redor do átrio, formando um padrão de assentamento apertado por dentro e solto por fora. O conjunto é composto por 13 cabanas de caixa de madeira inseridas para criar um conflito espacial legível com o espaço original, visando quebrar o estado inconsciente do espaço original.
Caixa de madeira. Para atender melhor às necessidades de design e aos requisitos de custo na seleção de caixas individuais, a madeira compensada produzida localmente em Yunnan acabou sendo o principal material para a construção dos módulos. Tomando como referência as especificações de módulo da prancha para as dimensões do subespaço, a caixa de madeira com base de 2,4X2,4 m, composta por uma combinação de pranchas e peças metálicas, configura uma estrutura independente.
O volume de madeira dá uma sensação de lugar sob o beiral, enquanto a combinação de móveis e o módulo configuram uma sensação abstrata de domínio, fazendo com que cada caixa de madeira forme uma área relativamente independente para uso da comunidade.
Caminho. Os pequenos caminhos formados pela paralelização, torção e compressão dos módulos de madeira ampliam a profundidade do espaço medido pelos pés, enquanto os caminhos curvos desfocam o senso de direção no final. A relação em camadas entre as "casas" é conectada por janelas e aberturas na linha de visão, sendo posicionada ou fechada, estendendo a profundidade do espaço pelos olhos.
Os dois caminhos justapostos, mas não completamente paralelos, medidos com os pés e os olhos, tornam a legibilidade do espaço rica e interessante.